Como começar a investir do zero

Começando a Investir do Zero!

Não importa se você tem 50 reais, ou 10 milhões, os passos abaixo são os mesmo.

Esses passos são a primeiras pergunta para qualquer pessoa que queira começar a investir. Nunca fui fan de academia, na verdade se for contar todas as vezes que comecei e logo parei devo ter alguns meses no currículo.

Finanças cai no mesmo problema, é óbvio que guardar dinheiro, ter um vida financeiramente estável, uma certa liberdade financeira é algo bom. Mas são objetivos vagos, sem um métrica, ou algo mensurável como ir na academia para ficar saudável precisa, aqui

Segundos dados da Ambima 50% da população brasileira não possui nenhum dinheiro guardado, se você se enquadra, e está buscando como começar, também será abordado.

Passo 1: Nunca usar jamais o cheque especial 💸💸💸

Não importa, o investimento seja ela o complexo fundo mundo estratégia que renda 30% ao ano se você terá entrar em um mês de cheque especial, foi-se todo a rentabilidade. No Brasil 30 Milhões de pessoas usam cheque especial todos os meses, Pesquisa

Então a primeira estratégia é definir um fundo de reserva, que você usará em casos de emergências, saúde ou alguma oportunidades.

Aqui vai a dica:

Você possui um carro? E se ele quebrar?

Nas suas férias, você vai ficar em casa, ou vai se endividar para viajar? E se você perder o emprego, aliás o quão instável seu emprego é.

Use o seu custo fixo como parâmetro o ideal que de acordo com o risco e instabilidade que precisaram estar disponíveis para serem resgatados, quanto mais instável e menos pessoas dependem de você, menos você precisa.

Considere algo entre 3 a 6 meses de seu custo fixo.

Passo 2: Casar ou comprar um bicicleta?

Da mesma forma que gastamos nosso dinheiro de forma diferente de forma diferente é preciso entender que o mesmo investimentos pode não ser vantajoso para outra pessoa.

Eu pessoalmente não guardo dinheiro por que acho bonito, eu acho que não deve ser o caso de muita gente.

  • Defina o que você quer e em quanto tempo - estabeleça o que você quer realizar e o tempo para que isso aconteça. Tudo começa com as
    pergunta:

    • O que eu quero fazer com o dinheiro investido?
  • Associe o investimento ao seu objetivo - dê um nome para o investimento que fizer. Escolha algo significativo, que represente claramente o seu objetivo. Por exemplo:

    • Apartamento/Casa nova
    • Trocar de Novo;
    • A viagem que sempre planejei;
    • Minha aposentadoria;
    • Ter uma reserva em caso de emergência.
    • Realizar algum projeto pessoal.

Passo 4 - Encontrar um corretora 🏢

Corretora não tem nada haver co m o lobo de Wall Street, o brasil como você perch está muito longe de saber investir, e a corretora tem mais sensibilidade em relação a isso, e tem mais interesse em você apreender a investir que o banco.

Ele tem alguns coisas como:

  • Ajuda você a escolher os investimentos mais adequados ao seu perfil e aos seus objetivos financeiros;
  • Dá o suporte necessário para você entender o funcionamento da Bolsa; Dá assessoria constante de especialistas, que estão sempre atentos ao mercado;
  • Avisa sobre novos produtos no mercado, garantindo a diversificação de seus investimentos;
  • Fornece serviços facilitadores, como o home broker (investimento via Internet), relatórios de recomendação de ações, informativos etc.; Informa sobre o recebimento de dividendos e outros bônus que as empresas pagam aos acionistas.

Como escolher a melhor corretora 📊

Organize previamente informações sobre você – elas serão úteis para o seu perfil de investidor que será criado junto com a corretora, tais como: Avalie seus gastos, custos e investimentos atuais – isso o ajudará a decidir o quanto vai investir;

Entre em contato com algumas corretoras – a lista de todas as corretoras e informações sobre cada uma estão disponíveis no site da BM&FBOVESPA.

Alguns nomes conhecidos voltados a pessoas que estão começando são:

É importante dedicar algum tempo para encontrar a corretora ideal para você pesquisando e comparando serviços e taxas:

Informe-se sobre quais serviços elas oferecem – como, por exemplo, relatórios, vídeos, cursos;

Como se tornar cliente da corretora ✆

Para contratar uma corretora, você deverá fazer um cadastro, semelhante ao de abertura de uma conta em banco, e entregar alguns documentos, a diferença é que não tem tarifa de manutenção.

Forneça cópia do seu CPF, RG e d de residência; Preencha a ficha cadastral; Assine o termo de adesão e contrato de intermediação;
Hoje é possível fazer tudo pela internet.

✅ Check List

  • Definir meu custo fixo é analisar a estabilidade da minha vida.

  • Definir o montante de custo fixo (3 a 6 Salários)

  • Pesquisar sobre corretora.

Comments