Implementação nova para edição na nuvem SAP S/4 HANA


Experiência de descoberta por conta própria, edição na nuvem, SAP Learning Hub, empresa modelo – tudo o que mencionamos no capítulo da edição on-premise também está disponível aqui. No entanto, nenhum Guia de implementação (IMG) se aplica a esta edição.


A fase Descoberta está totalmente integrada à nova experiência de usuário ponta a ponta do SAP S/4HANA e marca o ponto de partida para sua jornada rumo à implementação do SAP S/4HANA. Ela inclui todas as tarefas, ações e eventos, que geralmente ocorrem até um cliente potencial decidir se inscrever no SAP S/4HANA. A fase Descoberta começa com o primeiro contato do cliente com o SAP S/4HANA e termina com a tomada de decisão de compra pelo cliente.

As três etapas principais da fase Descoberta são:

  • Descoberta e exploração das aplicações online

  • Avaliação das aplicações em sistemas de teste na nuvem

  • Definição do escopo das aplicações com especialistas Essa fase termina com um cliente potencial se inscrevendo em uma solução com escopo específico definido.

Desde o início, o SAP S/4HANA apresenta uma nova maneira de experimentar suas aplicações. Conforme a equipe de usuários-chave do cliente vai descobrindo o SAP S/ 4HANA, ela percebe que não importa se os dados são acessados por meio de um computador desktop, laptop, tablet ou smartphone, eles são sempre exibidos corretamente. E a experiência reativa não para com as informações online, ela faz parte do paradigma de interação do usuário do SAP S/4HANA, chamado SAP Fiori.

Uma diretriz do novo SAP Business Suite for SAP HANA é o foco no usuário. A interação reativa e a abrangente experiência do usuário são dois aspectos desse novo paradigma da SAP. Outro aspecto é fornecer acesso rápido e fácil a um sistema do SAP S/4HANA para você experimentar as aplicações na prática logo no início da fase Descoberta.

Isso é obtido por meio do acesso a um ambiente de teste, onde os usuários podem se registrar e receber orientação ao longo de processos empresariais pré-configurados semelhantes aos de clientes, utilizando a experiência do usuário do SAP Fiori – ao vivo e em tempo real em um sistema em execução. A experiência do período de teste é enriquecida com visitas guiadas interativas que mostram aos usuários as melhores práticas de utilização do sistema. Também é fornecido acesso a outros materiais de capacitação (como demonstrações de introdução e orientação do usuário com base no contexto) para complementar a experiência geral do período de teste.

A Sap tem ofertas de teste dedicado para as edições na nuvem e on-premise.

Os clientes potenciais podem escolher a opção de implementação desejada e se inscrever nela, depois, se registrar no ambiente correspondente e acessá-lo.

Ambos os sistemas de teste são baseados em sistemas totalmente configurados e incluem dados de amostra reais com base no SAP Best Practices. Isso permite que os usuários explorem cenários predefinidos nas diferentes edições do SAP S/4HANA.

Visitas guiadas baseadas em função ou descrições de cenário ajudam os usuários a navegar pelo sistema, conhecer a experiência do usuário do SAP Fiori e descobrir as inovações da nova solução de núcleo digital da SAP.

O teste da edição na nuvem é executado em um ambiente compartilhado e tem como foco os destaques empresariais e os recursos de capacitação dos usuários.


Agora o cliente quer se familiarizar com o escopo empresarial de Empresa de consultoria e as funções disponíveis no sistema para saber como a aplicação funciona.

Para isso, você se registra no sistema de teste do SAP S/4HANA, edição na nuvem. Após um breve registro, você tem acesso ao sistema de teste baseado na nuvem, onde pode experimentar sozinho as business functions nas quais está interessado.

O link “Inicie seu teste grátis agora” o leva para o processo de registro no sistema de teste. Siga as instruções durante o registro. [Registre-se como Bob Serve / UKC Test Company / bob.serve@trash-mail.com]

Ao terminar o registro, você pode ir diretamente ao sistema de teste efetuando logon com as credenciais fornecidas durante o processo de registro.

A primeira coisa a fazer é abrir o bloco “Introdução” e assistir ao vídeo de apresentação, que explica rapidamente como o sistema de teste funciona e como aproveitar melhor os ativos fornecidos no ambiente de teste.

Na seção “Mais", você encontra outros materiais valiosos que o ajudam a explorar a solução, por exemplo, guias de introdução e materiais de treinamento.

Como membro da equipe de projeto do cliente, você está particularmente interessado na funcionalidade do sistema do SAP S/4HANA que dá suporte à empresa de consultoria deles. Está disponível uma visita guiada por essa área funcional, basta clicar na aplicação “Visitas guiadas”. Para a função de gerente de projetos, são oferecidas duas visitas. Selecione a visita chamada “Criar projeto”.

Será exibido um guia de visita que o orientará durante o processo empresarial. Siga as instruções fornecidas durante a visita.
Você pode sair da visita guiada a qualquer momento, explorar as aplicações e funções disponíveis e descobrir a solução por conta própria. Clique em “Fechar” para encerrar a visita guiada.

Nesse modo de descoberta por conta própria, você pode experimentar outras funcionalidades que não fazem parte de uma visita guiada. Os dados de amostra fornecidos no sistema de teste permitem que você navegue pelo sistema e realize tarefas e transações nele. Caso precise de ajuda durante a navegação pelo sistema, há suporte adicional disponível na ajuda integrada e no conteúdo de capacitação, que é possível acessar clicando no ícone “Ajuda” Caso tenha terminado sua avaliação do sistema de teste e tenha dúvidas, entre em contato com a SAP. Clique no botão “Contatar a SAP”, que é exibido quando você está no modo de ajuda, para entrar em contato com especialistas da SAP via e-mail.

Seu período normal de teste na nuvem termina após 14 dias. Você receberá um e-mail de lembrete contendo informações subsequentes, bem como um questionário de feedback. Após esse período de 14 dias, seu usuário de teste não será mais válido. Caso queira estender seu período de teste, entre em contato com o canal de suporte citado no e-mail de registro.

Os usuários-chave recebem o URL de acesso ao sistema de inicialização, o usuário e a senha inicial por e-mail. Com base no escopo contrato (marcas de verificação verdes na figura), o sistema de inicialização é ativado contendo dados de demonstração para exploração e análise de gap. Na figura, o cliente pré-selecionou os itens de escopo Empresa de consultoria, Processos centrais de Finanças, Gerenciamento de tempos e Processo de suprimento. Os processos ativados, a configuração do sistema, as estruturas organizacionais de exemplo, o plano de contas (PC) e os dados mestre são baseados no SAP Best Practices definido, para que os usuários possam trabalhar imediatamente com o sistema e as transações criadas. Acesse a documentação do SAP Best Practices na aplicação “Administrar sua solução".

Para baixar toda a documentação do SAP Best Practices relacionado, clique em SAP Service Marketplace

Pacotes de solução e procure SAP S/4HANA, edição empresarial na nuvem. Baixe o file, descompacte-o e inicie a página de índice. Agora você tem acesso total ao conteúdo de referência do SAP Best Practices.

O conteúdo de referência do SAP Best Practices fornece dois elementos:

  1. Documentação principal, ou seja, o processo detalhado, dados mestre e descrições dos dados organizacionais, para que você compreenda a configuração real do sistema.

  2. Recursos de configuração: você pode selecionar itens de escopo específicos e obter uma lista totalmente transparente dos módulos de configuração com todas as configurações relacionadas.

A próxima fase é a “Exploração”. O objetivo principal dessa fase é realizar a análise de gap com uma definição de Solução de gap e Atraso de configuração. O carregamento de dados também é planejado nessa fase

Validação da solução X Projeto tradicional

Em uma implementação tradicional, o processo de projeto começa com os procedimentos e requisitos atuais do cliente. Os requisitos são associados a processos empresariais, que são posteriormente analisados pelo consultor. O consultor propõe uma solução com base nos requisitos, na funcionalidade do sistema e na própria expertise. Podem ocorrer várias repetições antes de se chegar a um acordo sobre o projeto final. Esse processo ocorre com certa capacitação do cliente em relação aos processos do sistema, mas com acesso limitado a ele. O resultado é um documento de blueprint que representa as necessidades do cliente e é aceito pelo cliente. O processo funciona bem em implementações maiores, mas aumenta os custos de implementação. As seguintes ineficiências são inerentes ao processo:

  • Esforço extra exigido dos consultores para compreender o sistema legado.

  • Esforço extra exigido dos consultores para explicar a funcionalidade do sistema sem um sistema em funcionamento.

*Tempo perdido com requisitos que não são mais relevantes, porque os novos processos são diferentes do processo atual do cliente

  • Risco de retrabalho depois que o cliente começa a testar a solução e compreender melhor as melhores práticas do sistema.

  • Aumento da complexidade do projeto para atender a requisitos que têm pouca ou nenhuma importância nos novos processos.

  • E, como o cliente não compreende o software como uma solução integrada, ele pode não enxergar possíveis benefícios.

O fluxo de projeto na metodologia do SAP Activate inverte o processo. O projeto começa com aautocapacitação do cliente para familiarizá-lo com os cenários de sistema que são fornecidos com o sistema. Assim que o sistema do cliente estiver disponível, os usuários- chave demonstrarão os cenários no sistema de inicialização utilizando os dados, fluxos de cenário e scripts de teste fornecidos.

Esse processo permite que o cliente compreenda rapidamente as melhores práticas do sistema e comece a ver como o sistema pode dar suporte aos objetivos da sua empresa. O cliente também tem acesso ao sistema de teste e à documentação de melhores práticas e continua a aprender sobre os processos de sistema integrados por conta própria. Durante esse período, a consultoria reforça a aprendizagem do cliente por meio de treinamento e explicações que ajudam a compreender melhor os processos. Ao longo da exploração, o cliente identificará os gaps.
A consultoria é responsável por utilizar a própria expertise para propor soluções para os gaps dentro dos limites da solução e do escopo contratado. O processo de projeto tem os seguintes benefícios:

  • A aprendizagem do cliente é acelerada, porque ele tem acesso prático aos cenários de melhores práticas.
  • O esforço de consultoria é reduzido por meio da eliminação da coleta e documentação de requisitos.
  • O retrabalho de projeto é reduzido, porque o cliente tem experiência com os processos do sistema.
  • Os projetos são mais rentáveis.

A configuração do sistema feita durante o processo de projeto pode ser reutilizada

Na prática, como funciona a análise de gap?
Os usuários-chave realizam workshops de validação da solução item por item do escopo. Nessas sessões, os participantes passam pelos processos do SAP Best Practices no sistema de inicialização. Além disso, eles são preparados com diagramas, descrições de processo etc. A análise de gap é validada item por item do escopo e tela por tela. Os gaps são documentados e priorizados. Idealmente, um consultor de soluções participa dessas sessões para avaliar uma possível solução e o esforço necessário. No fim, a empresa precisa definir a lista final de gaps e liberá-la.

Os usuários-chave precisam descrever e documentar o processo a ser seguido. Eles podem personalizar algumas configurações no sistema de inicialização, ou seja, o modelo organizacional e o PC. Além disso, eles mesmos podem especificar o que precisa ser feito utilizando as aplicações de configuração self-service.

Todas as outras configurações precisam ser especificadas por um consultor de serviços dentro dos limites definidos para o SAP S/4HANA.

Nesta fase: está sendo utilizado o “Cockpit de configuração guiada". Essa é uma das principais diferenças da Implementação nova do SAP S/4HANA, edição on-premise.

Na fase de teste, analisamos os gaps, agora, temos uma lista de afazeres.
* Como você implementa a solução?
* Como informamos anteriormente, não há nenhum Guia de implementação, então, como fazemos essas modificações?

O que você vê aqui é a Configuração guiada do SAP S/4HANA. Em algumas documentações, você a verá com o nome “Cockpit de implementação". Ela tem diferentes recursos:

  • “Configurar sua solução”é utilizado para a implementação inicial e a adoção contínua da inovação. Isso significa que aqui você escolhe os processos empresariais que identificou anteriormente. Você pode até adicionar outros códigos de empresa ou Incoterms, por exemplo. Assim, pode-se dizer que esse é o novo IMG.

  • “Testar seus processos”é a solução de teste. A solução utiliza seu novo customizing em todas as aplicações do Fiori para todas as telas de transação dele e o executa como se um testador fosse se sentar na frente do computador, utilizar seu novo customizing e executar um processo. Como resultado, é apresentado um relatório.

  • “Visualizar escopo da solução”: avalia as versões de país e os processos empresariais ativados. É importante ficar atento ao que foi ativado porque, se já tiver feito configurações quando o sistema for ativado, você não vai querer realizar a ativação novamente, o que acabaria sobrescrevendo as configurações feitas. Cada modificação feita nas configurações é anotada aqui.

  • “Migrar seus dados”: aqui você vê o mecanismo de migração integrado para migração de dados simples. O Cockpit de migração é acessado por meio do botão “Migrar seus dados”.

  • “Treinar e incluir usuários”: aqui você pode encontrar, por exemplo, demonstrações guiadas e muito mais material de inclusão para novos usuários.

  • “Administrar seus processos de teste”foi recentemente movido para “Testar seus processos”

Aqui temos uma visão da Migração de dados guiada. Ela é integrada ao cockpit de implementação e propõe os objetos de migração automaticamente.

Nos últimos slides, abordamos as atividades de definição do escopo e migração, com a inclusão dos usuários. Em um projeto na nuvem, as etapas subsequentes seriam a implementação e execução do sistema,

Assim que o teste, a instalação e a configuração são concluídos, o cliente pode solicitar um sistema de produção. A configuração feita no sistema de desenvolvimento é rastreada. Depois, essa configuração é carregada no ambiente de produção, assim, você não precisa configurar o sistema novamente. Toda a configuração no sistema de fila pode ser transferida para o sistema de produção e apenas recriada lá para o plano de cutover.

Os dados serão migrados para o sistema de produção. Isso é algo que você precisa fazer duas vezes. Primeiro, você migra os dados para o sistema de desenvolvimento para fins de teste. Depois, ao alternar para o sistema de produção, é preciso realizar a migração de dados novamente; portanto, os dados não são movidos do sistema de desenvolvimento para o de produção.

Em seguida, o cliente autoriza o acesso pelos usuários finais, e estes verificam se todos os dados estão completos. Haverá uma aprovação final dos stakeholders, e a utilização produtiva poderá ser iniciada quando todos os usuários estiverem ativado

SAP S/4HANA Cloud trial
FAQ S/4 HANA CLOUD Edition

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