Implementação nova para edição on-premise/SAP HANA Enterprise Cloud

Descoberta

Vejamos a implementação do SAP S/4HANA para o cenário de transição para implementação nova.
Em uma implementação nova, seja na nuvem ou on-premise, você sempre deve começar com o planejamento, por conta própria, com o implementador de sua escolha para o sistema ou utilizando os serviços globais da SAP como suporte ao planejamento de sua implementação.
Nesta fase de planejamento e consultoria, a SAP oferece a você um sistema de teste que o ajuda a explorar as inovações que estão disponíveis no SAP S/4HANA e os processos empresariais que podem ser de seu interesse.
Você acessa o sistema de teste na nuvem utilizando uma licença temporária. O sistema de teste foca em processos empresariais selecionados: finanças, serviços de projeto, vendas e marketing.
Caso esteja interessado na versão on-premise do SAP S/4HANA, também oferecemos um sistema de teste para ela, o qual pode ser acessado via SAP Cloud Appliance Library ou em BlueRay. O sistema de teste apresenta um conjunto completo de processos empresariais ponta a ponta e fica disponível por 30 dias.
Uma função de ajuda o orienta dentro do produto e explica as inovações no SAP S/ 4HANA.
Durante o teste, você é guiado pelo ambiente em que está trabalhando.
Se você ficar satisfeito com o sistema de teste, estará pronto para dar os próximos passos na sua jornada rumo ao SAP S/4HANA.

Exploração

Você começa com uma empresa modelo. A SAP oferece a você várias empresas modelos para o SAP S/4HANA. Por exemplo, temos uma empresa modelo para marketing, uma para serviços de projeto e outra para gestão empresarial. Independente de seu ponto de partida, com a empresa modelo, você tem um ambiente pré-configurado. Os processos empresariais vêm prontos para serem executados. Além disso, você se beneficiará de processos otimizados para o SAP S/4HANA.
A empresa modelo contém uma estrutura empresarial ou de marketing, tem dados mestre predefinidos e apresenta processos empresariais prontos para execução, incluindo o conteúdo de relatório correspondente e os processos de integração às soluções em nuvem adjacentes da SAP que são relevantes para esses processos empresariais.
Depois de explorar a empresa modelo, você realiza uma análise de gap.
Se você estiver utilizando a edição on-premise, poderá registrar seus gaps no SAP Solution Manager 7.2.

Definição do escopo e configuração

Após a análise de gap, quando já souber quais processos empresariais são relevantes para você, vá para a próxima etapa, na qual é definido o escopo e configurada a solução.
Na edição on-premise, você ativa os processos empresariais relevantes para você.
Na edição na nuvem, você pode utilizar os recursos de Configuração guiada que são disponibilizados com o SAP S/4HANA.
Introduzimos um novo conceito, que chamamos de configuração self-service. A configuração self-service é direcionada a usuários profissionais que podem adaptar e visualizar configurações básicas, por exemplo, configurações de estrutura organizacional ou dados mestre, e defini-las por meio de aplicações específicas de usuários profissionais.
Você já definiu o escopo e configurou sua solução, e agora?

Migração de Dados

Um dos principais problemas em uma implementação nova é a questão da migração de dados.
A migração de dados costuma ser dispendiosa e demorada. Com o SAP Activate, a estrutura de adoção de inovação para o SAP S/4HANA, demos atenção especial à migração.

Para um sistema SAP ERP como ponto de partida, foi realizada a associação de origem a destino, onde fornecemos a você mapeamentos predefinidos do SAP ERP para o SAP S/ 4HANA, com o SAP Activate para migrar seus dados para os business objects de destino no SAP S/4HANA.

Para uma solução legada não SAP como ponto de partida, oferecemos um formato canônico e, a partir desse formato, fornecemos mapeamentos para os business objects de destino no SAP S/4HANA.

Além de apresentar a você conteúdo de migração, também temos melhores práticas de integração às soluções em nuvem adjacentes da SAP, como:

  • SAP SuccessFactors,
  • SAP Ariba Network ou
  • SAP Cloud for Customer.

Inclusão dos usuário

Após a migração e integração, vem a inclusão dos usuários, sejam usuários-chave, que atuarão como especialistas na nova solução, ou usuários finais, que podem ser ocasionais. A inclusão dos usuários consome muito tempo e recursos em qualquer implementação e, em geral, é subestimada, ou realizada tardiamente.

Apresentamos a você conteúdo de inclusão e aprendizagem tanto para funções ocasionais quanto de especialistas. Utilizamos conteúdo de aprendizagem baseado em função e nos certificamos de colocar os usuários profissionais em foco, porque a compreensão e assimilação da solução por parte deles é fundamental para a aceitação e o endosso da empresa. No SAP Learning Hub, há conteúdo mais detalhado sobre isso e atividades de aprendizagem com instrutor.

Monitorar e suporte

Por fim, como a última etapa neste cenário de implementação nova, você pode se beneficiar de uma integração com o SAP Solution Manager para oferecer monitorização e suporte, bem como operações, com o SAP Solution Manager.
O Solution Manager é onde você pode adicionar sua documentação de configuração. Nele, oferecemos modelos de processo das melhores práticas que você consome com o SAP S/ 4HANA e orientação para implementação de projeto.
Seguindo essa implementação inicial, você pode continuar inovando e voltar à empresa modelo, realizar outra análise de gap na sua solução e configurar e adaptar outros processos empresariais. A ativação o prepara para inovação contínua, com a percepção de que o mundo está sempre mudando. Você tem a vantagem das inovações que a SAP oferece com o SAP S/ 4HANA.

A seguir, analisaremos a fase Descoberta do SAP Activate.

  • Primeiro, veremos como o cliente acessa e ativa um virtual appliance com um sistema do SAP S/4HANA configurado para uma empresa modelo e pronto para execução. Isso inclui dados de amostra para a empresa modelo.
  • Depois disso, veremos algumas ideias para alavancar a configuração de um sistema on- premise e como acessar as informações mais recentes no SAP Best Practices para a implementação do SAP S/4HANA

    A SAP fornece sistemas de teste para diferentes necessidades – para edições na nuvem e on-premise. Os clientes potenciais podem escolher a opção de implementação desejada, se registar no sistema correspondente e acessá-lo. Um benefício disso é que o software já está instalado.
    Os sistemas de teste são baseados em sistemas totalmente configurados e incluem dados de amostra com base no SAP Best Practices. Isso permite que os usuários explorem os processos empresariais predefinidos aos quais as diferentes edições do SAP S/4HANA dão suporte. As ofertas de teste são diferentes em termos de escopo empresarial, ambiente técnico e duração do período de teste.
    O teste da edição na nuvem é executado em um ambiente compartilhado e tem como foco os destaques empresariais e os recursos de capacitação dos usuários. A versão on- premise cobre todo o escopo empresarial com base em cenários ponta a ponta. O teste on-premise é executado em ambientes virtuais individuais, que permitem aos usuários fazer modificações e realizar uma avaliação detalhada.
    A SAP inclui visitas guiadas baseadas em função ou descrições de cenário para ajudar os usuários a navegar pelo sistema, conhecer a moderna experiência do usuário do SAP Fiori e descobrir as inovações da nova solução de núcleo digital da SAP. Não é preciso configurar cada um dos sistemas de protótipo do zero. E não há nenhuma obrigação de

No sistema de teste, o SAP Activate e o Best Practices for SAP S/4HANA estão configurados para uma empresa modelo. O software está configurado para dar suporte a vários processos empresariais. Em algumas áreas, o software também está configurado para dar suporte a processos empresariais com certas exigências específicas de país.
O sistema de teste tem uma ampla cobertura das configurações básicas predefinidas: no momento, há 51 itens de escopo configurados nas principais soluções ponta a ponta, como: contabilidade e fechamento financeiro, determinação da fonte de suprimentos e gestão de contratos, ou administração de qualidade e conformidade. Todos os itens de escopo estão totalmente configurados.
O software também foi projetado e configurado para dar suporte à prestação de contas paralela: Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) para contabilidade local e consolidação contábil.
Por fim, é suportada ativação válida para vários países em um mesmo cliente.

A SAP oferece orientação para algumas atividades nas fases Preparação e Exploração da metodologia do SAP Activate para a implementação do SAP S/4HANA.
O cliente utiliza o SAP Best Practices para obter orientação durante a implementação do SAP S/4HANA e preparar um bom alicerce para a solução dele. O cliente também utiliza o SAP Solution Manager 7.2 para dar suporte à implementação e a todo o ciclo de vida.
Importamos o SAP Best Practices para o SAP Solution Manager e carregamos um plano de projeto como modelo para o projeto de implementação do cliente. Aqui vemos como podemos utilizar isso como base para o trabalho com as modificações resultantes das análises de gap.


Acompanharemos o cliente enquanto ele inicia a ativação no sistema de desenvolvimento dele. A primeira etapa é ativar a solução sem dados de demonstração e alinhada ao escopo selecionado anteriormente. O cliente utilizará a ferramenta Solution Builder do SAP Best Practices para a ativação.
Note que a abordagem adotada aqui também pode ser utilizada para ativação de comprovantes de conceito e sistemas sandbox ou fins de treinamento. Não trataremos desses casos de uso agora, mas você pode aplicar a eles o conteúdo aprendido aqui.

Preparação do cliente de desenvolvimento para a fase Realização

A ativação do sistema de desenvolvimento ocorre em três etapas principais. A seguir, temos uma síntese dessas etapas.
* Etapa um: importar o conteúdo de referência do SAP Best Practices. Isso inclui a importação do(s) file(s) de escopo da solução e a instalação dele(s).
* Etapa dois: alinhar o escopo. É aqui que selecionamos os itens de escopo que queremos configurar e utilizar no sistema. Cobrimos uma abordagem de definição de escopo na unidade 4.
* Etapa três: iniciar a ativação. A ativação grava os dados de aplicação e configuração do escopo selecionado nas tabelas de sistema no seu sistema de aplicação. Isso torna o conteúdo empresarial pronto para utilização. Mostramos a você como fazer isso e damos algumas dicas sobre o que esperar com etapas manuais e como lidar com problemas comuns.
Você sempre encontra instruções precisas no guia de administração mais recente do SAP S/4HANA, edição on-premise. Ele está disponível no site

Isso ocorre com o Guia de implementação da SAP, na transação SPRO. A customização é feita sem a necessidade de habilidades de programação e modificações de código. Note que você também pode projetar novos processos no SAP Solution Manager 7.2
combinando etapas de processo do SAP Best Practices. Fazendo isso, você pode reutilizar a configuração e as atribuições existentes a programas executáveis.
O cliente cria seu próprio IMG de projeto com as atividades de customizing relevantes à adaptação dos processos existentes e à criação de novos processos.
O SAP Activate recomenda uma abordagem de realização ágil. Consulte a comunidade JAM de Metodologia SAP referente a SAP S/4HANA, edição on-premise, para obter mais detalhes sobre isso.

Neste ponto, já demos largada ao nosso projeto, porque fizemos a instalação do appliance do SAP S/4HANA, definimos o escopo, realizamos a análise de gap, alinhamos o escopo e ativamos o Best Practices no cliente de desenvolvimento, e a configuração do sistema está pronta.

A SAP resolve os problemas comuns por meio de um software de nível internacional que remove a necessidade de linhas e linhas de código personalizado. A SAP fornece uma metodologia específica, incluindo instruções sobre o que fazer em cada etapa. Essa metodologia está inclusa na nossa metodologia ASAP. A
SAP oferece conteúdo de migração predefinido e regras para compreender o sistema SAP de destino, incluindo as validações e o mapeamento necessários. Os projetos de migração sempre exigem alguma onsultoria. A SAP disponibiliza consultoria de especialistas em serviços de migração. Essa consultoria é fornecida pela SAP e por empresas parceiras, por exemplo, Capgemini e Deloitte.
Background do blog que apresenta a solução SAP DM
Seja você um cliente novo ou um cliente existente com novos centros ou novas unidades de negócio, a SAP pode ajudá-lo a migrar seus dados para um sistema SAP.

Agora, com a ajuda da Migração de dados rápida, outro marco é atingido no nosso projeto: a migração de dados para o SAP S/4HANA

Comments